Projeto Férias sem Fome, do Sesc Mesa Brasil, atendeu mais de 5 mil famílias em julho
No Brasil, a alimentação escolar é a principal refeição de muitas crianças. Por isso, no período de férias escolares a insegurança alimentar e nutricional aumenta em várias famílias em situação de vulnerabilidade social. Pensando nisso, foi desenvolvido pelo Sesc Mesa Brasil de Belo Horizonte, o Férias sem Fome, que tem como objetivo distribuir alimentos não perecíveis para as crianças e adolescentes em situação de insegurança alimentar, atendidos pelas instituições socioassistenciais cadastradas no Programa, durante o período sem aulas, uma vez que sem o acesso à alimentação escolar, muitos passam por restrições severas no consumo de alimentos.
Por meio de ações estratégicas e campanhas, ao longo de julho de 2022 foi possível arrecadar 70.619 kg de alimentos, atendendo às necessidades de 5.425 famílias cadastradas em 37 instituições filantrópicas parceiras. Veja aqui os resultados.
O Férias sem Fome foi destaque na mídia local e nacional e reforçou o papel desempenhado desde 1994 pelo Sesc Mesa Brasil.
Sobre o Sesc Mesa Brasil
O programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc é composto por ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Ou seja, ele busca o que sobra em empresas parceiras, depois entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício e, de outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.
Em 2021, o programa arrecadou 7.960 toneladas de alimentos, que foram doados a 1.826 entidades sociais, beneficiando mais de 836 mil pessoas. É possível saber mais e colaborar no site: https://sescmg.com.br/servico/mesa-brasil-sesc-redes-de-arrecadacao/