Sistema Fecomércio MG divulga resultado do chamamento para o Trupi 2026
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, divulga o resultado oficial do chamamento público para o Trupi — Festival Itinerante de Artes Cênicas 2026.
Em sua segunda edição, a iniciativa reforça o compromisso de fomentar a circulação artística no estado e ampliar o acesso da população mineira às linguagens do circo, da dança e do teatro.
O Trupi leva espetáculos e oficinas gratuitas para espaços públicos e de livre circulação, estimulando a ocupação artística, a troca com as comunidades e o fortalecimento da produção cultural de Minas Gerais.
Em 2026, a programação acontecerá entre abril e setembro, em cinco cidades mineiras.
Conheça o grupo homenageado e os selecionados para a edição 2026:
Grupo homenageado na edição
Grupo Galpão — Belo Horizonte (MG)
Ao longo de mais de quatro décadas, o Grupo Galpão construiu uma trajetória marcada por pesquisa contínua, reinvenção constante, forte relação com o público e compromisso com o teatro como espaço de encontro, reflexão e transformação coletiva, tornando-se uma das mais influentes companhias do teatro brasileiro.
Espetáculo: De Tempo Somos (teatro)
Grupos selecionados
Grupo: Circus Zu — Itaú de Minas (MG)
Dedicado à preservação e renovação da cultura circense tradicional brasileira, com atuação itinerante e foco em democratização do acesso. Já se apresentou em festivais, mostras, prefeituras, multinacionais e, de forma independente, em espaços públicos.
@circus.zu
Espetáculo: Circus Zu Show (circo)
Camaleão Grupo de Dança — Belo Horizonte (MG)
Um dos mais longevos coletivos de dança contemporânea do Brasil. Com 41 anos de trajetória, o grupo, reconhecido como patrimônio cultural de Minas Gerais, soma 21 montagens assinadas por coreógrafos nacionais e internacionais e mais de 50 prêmios.
@camaleaogrupodedanca
Espetáculo: Recriar (dança)
Grupontapé — Uberlândia (MG)
Fundado em 1994, tornou-se um dos principais pólos culturais da região e uma referência no teatro mineiro. Tem um projeto artístico voltado à ampliação do olhar por meio da arte, conectando expressão, sensibilidade e desenvolvimento humano.
@grupontape
Espetáculo: Balaio Popular Uberlândia (teatro)
Grupo Oriundo — Belo Horizonte (MG)
Fundado em 2007, desenvolve uma atuação contínua voltada ao teatro infantojuvenil, formação de público e circulação cultural. Suas ações integram criação artística, formação, circulação e diálogo comunitário.
@gruporiundo
Espetáculo: Festa do Pijama (teatro)
Grupos suplentes
Minha Companhia Coletiva Artística — Belo Horizonte (MG)
Espetáculo: Avoar (Circo)
Ananda — Belo Horizonte (MG)
Espetáculo: Andanças Urbanas (dança)
Ovorini Carpintaria Cênica — Sete Lagoas
Espetáculo: O Felizardo (teatro)
Cia Circônicos — Poços de Caldas
Espetáculo: (Dês)Espera (circo)