Sistema Fecomércio MG promove educação alimentar e nutricional em mais uma edição do Projeto Sesc Saber Saúde

Nos Colégios Sesc e nas turmas do Criar Sesc, além das matérias previstas na grade curricular e dos valores importantes para formação social, cada estudante também tem a oportunidade de aprender mais sobre aquilo que nos dá energia para viver.
O Projeto Sesc Saber Saúde, desenvolvido pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, inicia mais um ano com o objetivo de promover educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes em todo o estado, transformando a relação de estudantes e suas famílias com a alimentação.
Por meio de oficinas, materiais educativos e diversas atividades, o Sesc Saber Saúde forma uma rede de aprendizado para incentivar escolhas alimentares mais conscientes.
Novo tema
Ao longo de 2025, o tema do Projeto será “O incrível Mundo dos Alimentos – Comida, cultura e meio ambiente”. A ideia é promover atividades educativas sobre toda a rede que existe por trás de um alimento: sua origem e a integração dele ou do seu cultivo com o meio ambiente, com os profissionais envolvidos, com as comunidades e com os territórios, fazendo com que crianças e adolescentes sejam agentes de multiplicação desse conhecimento.
Ao longo do ano, os grupos de estudantes desenvolverão trabalhos lúdicos sobre questões como:
- De onde vem o alimento
- Como pode ser usado e consumido
- Como ele nasce, cresce e se desenvolve
- Desperdícios na cadeia produtiva
- Quem participa do processo de plantio, colheita, produção…
- Como deve ser higienizado
- Este alimento pode se tornar não saudável ou mais saudável?
O projeto mobiliza também pais, mães, familiares e toda a comunidade escolar. O calendário de atividades será divulgado em cada Colégio Sesc e em cada unidade do Criar Sesc.
“O ambiente escolar é um meio privilegiado para o fortalecimento de bons hábitos. Quando trabalhada desde a primeira infância, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se torna um aprendizado que acompanha cada indivíduo até a fase adulta. Com o Sesc Saber Saúde, acreditamos que as crianças adquirem conhecimentos importantes para fazerem escolhas alimentares mais conscientes ao longo da vida, construindo uma vida saudável e uma relação mais sustentável com o planeta”, argumenta Carine Camargos, Analista de Nutrição do Sesc em Minas.
Sobre o Sesc Saber Saúde
O Sesc Saber Saúde é uma iniciativa conjunta das áreas de Saúde e Educação do Sesc em Minas, implantado inicialmente em 2021 nos Colégios Sesc em Araxá, Contagem, Governador Valadares e Montes Claros.
Em 2023, se expandiu para as 11 unidades do Sesc em Minas que possuem turmas do Criar Sesc. Mais de 3 mil crianças se beneficiam das atividades que acontecem durante todo o período letivo.
Venha fazer parte!