Sistema Fecomércio MG reverencia Patrimônios Vivos de Minas e do Brasil no Voz 2025

O Sistema Fecomércio MG realiza, nos dias 6 e 7 de junho (sexta e sábado), no Sesc Palladium, mais uma edição do Voz. Neste ano, o evento, além de discutir temas atuais do fazer cultural, reverencia os Patrimônios Vivos da cultura brasileira e convida o público a reconhecer, em vida, pessoas que, por suas trajetórias e contribuições, tornaram-se referência em seus territórios e preservam saberes e técnicas tradicionais.
A programação inclui debates, oficinas e rodas de conversa que promovem reflexões sobre a prática cultural e seus desafios na atualidade. Alguns destaques são o mineiro Kdu dos Anjos, conversando com Gabi Amarantos, e o artista e pesquisador do Hip-Hop de Belo Horizonte, Roger Deff, em um diálogo com o rapper e ator Xamã, além de uma apresentação do Bloco Swing Safado.
As atividades são gratuitas, com exceção daquelas que ocorrem no Grande Teatro, cujo acesso requer a contribuição de R$ 10, que serão destinados ao Programa Sesc Mesa Brasil.
Patrimônios Vivos
Entre os Patrimônios Vivos presentes nesta edição, está Maurício Tizumba, artista com carreira iniciada nos anos 1960, reconhecido por sua atuação na cultura afro-brasileira e pelo vínculo com o congado mineiro. Além de sua trajetória artística, Tizumba é um defensor da democratização cultural, levando arte a espaços públicos e comunidades, e inspirando novas gerações.
Outra participante é a escritora, advogada, pedagoga e professora indígena Denízia Kawany Fulkaxó, da etnia Kariri-Xocó. Autora de livros infantis e juvenis sobre a cultura de seu povo, ela é mestra em História e especialista em Direito Penal e Processual Penal. Denízia se destaca na defesa dos direitos indígenas e na valorização dos saberes ancestrais por meio da literatura.
A força do evento também está na vivência do público, que se envolve com as discussões e trocas compartilhadas. Luísa Nonato, de 30 anos, moradora do Aglomerado da Serra e integrante do Bloco Seu Vizinho, esteve presente em 2024 e destaca os impactos dessa experiência em seu dia a dia como trabalhadora da cultura e da educação.
Ingressos
Os ingressos estarão disponíveis a partir de 23/5 e poderão ser retirados na plataforma Sympla e, de quarta a domingo, das 12h às 20h, na bilheteria do Sesc Palladium.
Programação completa: https://mais.sescmg.com.br/voz