Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sistema Fecomércio MG promove educação alimentar e nutricional para crianças com o projeto Sesc Saber Saúde

Publicado em 21 de nov de 2024 às 12:17   |   Atualizado em 21 de nov de 2024 às 12:53

Uma vida saudável está intrinsecamente ligada ao cuidado com a alimentação. Durante a infância, uma dieta equilibrada e nutritiva auxilia no desenvolvimento físico e cognitivo e contribui para a construção de hábitos saudáveis. Pensando nisso, o Sistema Fecomércio MG, por meio do projeto Sesc Saber Saúde, tem se dedicado a levar educação alimentar e nutricional para crianças em todo o estado, transformando a relação de estudantes e suas famílias com a alimentação.

O projeto é uma iniciativa conjunta das áreas de Saúde e Educação do Sesc em Minas que, por meio de oficinas, materiais educativos e diversas atividades, mobiliza estudantes, pais, mães, professores, instrutores e auxiliares, formando uma rede de aprendizado para incentivar escolhas alimentares mais conscientes.

Em 2021, o projeto foi implantado nos Colégios Sesc em Araxá, Contagem, Governador Valadares e Montes Claros. Já em 2023, sua atuação se expandiu para as 11 unidades do Sesc em Minas que abrangem o Criar Sesc. Mais de 3.000 crianças se beneficiam das atividades que acontecem durante todo o período letivo.

Entre os principais temas explorados estão:

  • Cultura alimentar;
  • Qualidade nutricional dos alimentos;
  • Diferenciação entre alimentos in natura, processados e ultraprocessados;
  • Orientação para refeições equilibradas;
  • Importância de bons hábitos à mesa;
  • Sustentabilidade e redução de desperdícios;
  • Aproveitamento integral dos alimentos.

A experiência das crianças com o projeto:

“O Sesc Saber Saúde nos ensina a ter uma boa alimentação e saber o que é melhor comermos! Aprendi sobre os alimentos que fazem bem e o que faz mal para a saúde, como as gorduras trans e os açúcares.”Lorena, aluna do Criar Sesc Poços de Caldas.

“Depois que entrei no Sesc aprendi como ter uma alimentação melhor! Até contei para minha mãe quando aprendemos sobre alimentos processados e ultraprocessados e pesquisamos o quanto de açúcar tem no picolé! Também teve um dia em que visitamos o Mercado Municipal e conhecemos vários produtos in natura. Foi muto legal!”Samantha, aluna do Criar Sesc Poços de Caldas.

“Eu gostei muito do Projeto Sesc Saber Saúde porque aprendi a ter uma vida mais saudável, equilibrar o emocional, ter boas noites de sono e praticar atividades físicas.”Maria Eduarda, aluna do Colégio Sesc Governador Valadares.

“O Projeto Sesc Saber Saúde é muito legal! Além de aprender sobre alimentação saudável, participei de práticas culinárias e aprendi que o alimento assado é melhor que o frito. Já levei essa dica para a minha casa e diminuímos as frituras.”Luísa, aluna do Colégio Sesc Governador Valadares.

 

 


Últimas