Vem aí a EDUKO, Bienal de Novos Saberes voltada para o mercado da educação

Nos dias 28 e 29 de julho de 2023 acontece a 1ª edição da Eduko, a Bienal de Novos Saberes realizada pelo Sistema Fecomércio MG, por meio de Sesc e Senac. Serão dois dias de evento no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, dedicados a apresentar caminhos inovadores para a educação em comunidade.
Mais do que um congresso bienal dedicado à Educação 5.0 e Inovação, a Eduko pretende ser uma plataforma que conecta pessoas preocupadas com o destino da educação e capazes de transformar o mundo através dela, refletindo e ressignificando sua atuação no mercado a partir de três conceitos principais: questionar, entender e transformar.
A lista de atrações do evento inclui palestras e rodas de conversa com convidados de grande relevância no mercado educacional e cultural do Brasil e do exterior. O público ainda terá acesso a apresentações artísticas e culturais e ao Espaço Eduko, composto por diversas ativações experimentais voltadas à inovação educacional.
A programação é destinada a educadores, professores, gestores educacionais, profissionais de áreas afins, estudantes e universitários que poderão adquirir ingressos a partir do dia 15 de abril pelo site Sympla ou na bilheteria do Sesc Palladium. O line-up completo, com lista de convidados e todas as atrações, será divulgado em breve.
Nova era para a educação
A gerente de Educação do Sesc em Minas, Maria Emília Caldeira, destaca os esforços da Eduko para colaborar com as transformações que o mercado educacional demanda no Século 21:
“Temos atualmente uma enormidade de recursos e possibilidades tecnológicas que permitem a inovação em diversas áreas, mas que ainda precisam ser discutidas como ferramentas que auxiliam a aprendizagem. É essa discussão que a Eduko pretende proporcionar nessa primeira edição, realizada com muito empenho curatorial para encantar o mundo educacional e se tornar o principal evento de educação em Minas Gerais”.
Para Joaquim Antônio Gonçalves, Diretor de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc em Minas, a Eduko mostra a constante evolução da atuação do sistema na área:
“O Sesc, bem como o Senac, faz a diferença na vida de milhares de mineiros e mineiras, há várias gerações, promovendo o acesso ao conhecimento e ao ensino de forma humanizada, acolhedora e profissional. Para seguir construindo essa história, entendemos que é necessário olhar para o futuro, avaliar os desafios e necessidades e se adaptar a esses novos cenários. A Eduko é uma grande oportunidade dentro da nossa missão de construir pontes para uma educação mais inovadora e inclusiva, para todos, que precisa começar a existir hoje.”
Sistema integrado
O lançamento da Eduko é fruto do compromisso do Sistema Fecomércio MG em fomentar a educação e criar novas possibilidades para a área no estado. A novidade marca também a soma de esforços de Sesc e Senac, que já possuem forte atuação no campo educacional.
O Sesc possui atualmente quatro colégios de Educação Infantil e Ensino Fundamental em Minas Gerais (Araxá, Contagem, Governador Valadares e Montes Claros), além de programas como o Criar Sesc, dedicado ao acompanhamento pedagógico fora do turno escolar, e o Sesc Alfabetização, destinado a jovens e adultos. O Senac é a grande referência no ensino profissionalizante para um público amplo, com cursos técnicos, graduação, pós-graduação, MBA e cursos livres.
Conjuntamente, as duas casas já realizam o projeto Reforço Escolar, destinado a crianças e adolescentes. A Eduko vem para potencializar ainda mais essa parceria.
Mais sobre a Eduko
A escolha do nome EDUKO levou em consideração alguns fatores. O primeiro deles é sua fácil memorização e a referência direta ao tema do evento: a educação. Além disso, EDUCO é um acrônimo que reúne as palavras “Educação” e “Comunidade”, que estão no centro da proposta.
A letra K foi introduzida para reforçar seu caráter questionador. Na logomarca do evento, a letra K aparece voltada ao contrário, numa alusão visual ao fato de que educar, em alguns casos, é buscar os caminhos menos óbvios.
Ou seja, o incômodo gerado pela grafia é proposital: ele visa instigar questionamentos necessários aos atores educacionais que pretendemos conectar.
Acessibilidade
O evento terá intérprete de libras e equipe de apoio para conduzir todos os participantes que precisem de algum tipo de acessibilidade, para garantir a máxima inclusão.
EDUKO
Novos caminhos para uma educação em comunidade
28 e 29 de julho, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte)