Com a Credencial Sesc, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Venha celebrar o saber ancestral das benzedeiras na Exposição “Bença a Benza” no Sesc Mercado das Flores

Publicado em 06 de nov de 2025 às 16:12   |   Atualizado em 06 de nov de 2025 às 16:13

Desde 19 de outubro de 2025, o Centro de Atendimento ao Turista – Sesc Mercado das Flores recebe a exposição de artes visuais “Bença a Benza”, uma homenagem às benzedeiras que mantêm viva a tradição do benzimento em Belo Horizonte.

A mostra é resultado de estudos, mapeamento e registro sobre o ofício dessas mulheres que atuam em seus territórios, conectando o público às culturas tradicionais e orais da cidade.

A exposição apresenta seis imagens, que estarão em exibição até 23 de fevereiro de 2026, no Sesc CAT – Mercado das Flores (Av. Afonso Pena, 1.055 – Centro).

Além dos painéis, o espaço contará com uma programação dividida em três atos temáticos (Linguagem, Cura e Fé) que propõem reflexões e vivências sobre os saberes ancestrais, a oralidade, o uso de plantas medicinais, além do sincretismo religioso como forma de cuidado e resistência comunitária.

Confira a programação:

  1. Ato I: Linguagem | Palavra e Identidade

Qual a linguagem do benzimento? Como ela atravessa o tempo, os corpos e as memórias? Neste ato, refletimos sobre a oralidade como forma de manter vivos os saberes.

  • 29/11 (sábado), 14h: Contação de história infantil, com Magna Oliveira (livre)
  1. Ato II: Cura | Plantas e Saúde

O saber das plantas é antigo e sagrado. Ele vem dos povos originários, dos saberes católicos e da África, que cultivam o cuidado com o corpo e o espírito. Este ato propõe uma escuta atenta à natureza, entendendo as ervas como aliadas no acesso popular à saúde e ao bem-estar.

  • 13/12 (sábado), 10h: Oficina de Aquarela Botânica, com Nath Falagan (inscrições pela Sympla)
  • 10/1/26 (sábado), 10h: Caminhada no Parque Municipal + conversa, com Mãe Josi (livre)
  • 24/1 (sábado), 10h e 14h: Oficina infantil com Âmyà: caminhada e modelagem em argila (inscrições pela Sympla)
  1. Ato III: Fé | Cuidado e Comunidade

Benzer é mais do que um gesto, é ação de fé e partilha. Neste ato, o cuidado com a outra pessoa se revela como princípio. Trocamos saberes, histórias e experiências de fé, entendendo o sincretismo como ponte de afeto e resistência comunitária.

  • 31/1 (sábado), 14h: Formação sobre Memória Coletiva e Comunidades Tradicionais, com Letícia Reis (livre)
  • 7/2 (sábado), 10h e 14h: Visita mediada + Oficina de Stencil, com Isa Mariah (inscrições pela Sympla)

A exposição e a programação buscam valorizar o protagonismo das benzedeiras, aproximando o público de práticas que fazem parte da identidade social brasileira, muitas vezes envoltas em tabus, especialmente entre gerações mais antigas.

Não fique de fora.


Acontece

Cultura Bee Gees Alive
Cultura Amy Reggaehouse
Carregar mais

Últimas