Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Eduardo Kobra inaugura o projeto Sesc Arte Urbana com um mural que homenageia os trabalhadores de Belo Horizonte

Publicado em 11 de ago de 2023 às 17:15   |   Atualizado em 14 de ago de 2023 às 16:43

Durante a última semana, a empena lateral do Edifício-Sede do Sesc em Minas, voltada para a Avenida Olegário Maciel, foi ganhando vida pelas mãos de Eduardo Kobra. A gigantesca tela artística que agora colore o hipercentro de Belo Horizonte recebeu nesta sexta-feira (11/8) a assinatura do artista.

A entrega oficial do mural marca o início do projeto Sesc Arte Urbana, que presenteou Minas Gerais com a primeira pintura em uma empena assinada por Kobra no estado. A obra de quase mil metros quadrados é visível a partir da região da Rodoviária e insere a arte no cotidiano das pessoas que inspiraram a sua criação.

‘O mural é uma homenagem às pessoas comuns. Fiz questão de retratar rostos anônimos, inspirados nos transeuntes que caminham pelo centro da cidade e sobretudo nos trabalhadores invisíveis. Aqueles que acordam cedo todos os dias, pegam ônibus lotado e passam por todo o tipo de dificuldade. Eu quero que eles se sintam homenageados e respeitados, porque são eles que fazem de Belo Horizonte uma das cidades mais importantes do Brasil. Esse mural é dedicado aos trabalhadores’, destaca Eduardo Kobra.

A mensagem transmitida por Kobra ecoa em harmonia com o propósito do Sesc ao escolher o artista para representar a diversidade do público que se conecta com as atividades da instituição nas esferas de Cultura, Educação, Assistência, Saúde, Esporte, Lazer e Turismo.

‘O Sesc Arte Urbana é resultado do compromisso do Sesc em fomentar a cultura e suas diversas manifestações. Estamos muito felizes por contribuir com a inserção das artes visuais no cenário urbano e no dia a dia das pessoas’, declara Manuella Abdanur, gerente de Cultura do Sesc em Minas.

Kobra também compartilhou a sua perspectiva sobre a parceria com o Sesc, que inaugurou seu trabalho em território mineiro: ‘O Sesc é uma instituição prestigiadíssima e para mim esse trabalho foi uma dupla honra: ter a oportunidade de fazer o meu primeiro prédio em Belo Horizonte, especialmente na fachada do Sesc. É uma empena muito interessante, muito importante e que tem uma visibilidade incrível de diversos pontos. Acredito que ressignificamos esse local e, quanto mais arte na rua, melhor!’

Próximos passos

A primeira fase do projeto continua com a iminente pintura de outra empena, desta vez voltada para a Rua Tupinambás e a unidade Sesc Tupinambás. Os 774,73 m² em branco foram confiados ao coletivo Minas de Minas, que iniciará os trabalhos na próxima segunda-feira (14/8).

Arte em diálogo

Como parte das ações do Sesc Arte Urbana, foi realizada, no dia 9/8, uma roda de conversa gratuita e aberta ao público no Sesc Tupinambás. Com a mediação do artista visual Binho Barreto, Eduardo Kobra e as integrantes do Minas de Minas (Carol Jaued, Musa, Nica e Lídia Viber) compartilharam suas experiências e responderam perguntas.

O encontro contou com a participação de um público diversificado, que incluiu professores e outras figuras ligadas ao cenário da educação, bem como pessoas de todas as faixas etárias com interesse em conhecer a trajetória profissional dos artistas e saber mais sobre o projeto que está colocando o muralismo em evidência na capital mineira.

 


Acontece

Cultura Bruno Gadiol
Carregar mais