Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sistema Fecomércio MG inaugura Café-Bar Escola no Sesc Palladium

Publicado em 11 de abr de 2025 às 09:36   |   Atualizado em 16 de abr de 2025 às 09:13

 

A partir do dia 17 de abril, Belo Horizonte contará com mais um espaço dedicado a quem aprecia gastronomia e cultura. É o Café-Bar Escola do Senac no Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro), que estará aberto ao público de terça a sábado, das 9 às 21 horas.

Além de uma opção de cafeteria de qualidade para o público do Sesc Palladium – um dos principais centros culturais de Minas Gerais –, o empreendimento será também o primeiro espaço-escola do Senac em Minas, que integra o Sistema Fecomércio MG, fora da estrutura da instituição.

Nadim Donato, Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, destaca a importância da inauguração do Café-Bar Escola Senac: “Este espaço simboliza a união e a sinergia entre Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, em um projeto que fortalece a formação profissional, valoriza a gastronomia mineira e promove a conexão entre as pessoas. Aqui, estudantes do Senac poderão vivenciar a realidade do mercado de trabalho, colocando em prática seus aprendizados nas áreas de barismo, mixologia e atendimento. E o público, que já frequenta este importante centro cultural, terá à disposição um ponto de encontro, com um cardápio inovador e diversificado, além de um serviço de excelente qualidade”.

Empresa-Escola 

O Café-Bar Escola do Senac tem como objetivo principal ser um espaço para a formação prática, proporcionando para cada estudante um ambiente de aprendizado real, para que se aproximem da realidade profissional.

A atividade do Café-Bar será operacionalizada por colaboradores (as), alunos (as) e instrutores (as) do Senac, no formato de empresa-escola. As turmas farão as aulas teóricas na Faculdade Senac Belo Horizonte, no Barro Preto; e nas práticas, atuarão diretamente no espaço, exercitando o que aprenderam em sala de aula, visando ao desenvolvimento de habilidades práticas e de competências essenciais para atuar no mercado de trabalho.

A proposta é que o Café-Bar seja ponto de encontro para o público que transita pelo centro da capital e para quem visita o espaço cultural, oferecendo uma saborosa experiência gastronômica. Por meio dessa integração entre Sesc e Senac, o espaço também estará pronto para sediar eventos corporativos e workshops com bebidas temáticas, como drinks e cafés relacionados com a programação de arte e cultura do Sesc Palladium.

Cafés com identidade 

O cardápio de cafés foi especialmente elaborado por Osnei Cesarino, docente do Senac em Minas na área de barismo. Para criar uma experiência única para o público, o menu vai contar com cafés especiais mineiros com Indicação Geográfica (IG) bebidas com classificação superior a 80 pontos, reconhecidas pela sua qualidade excepcional e sabores complexos.

A Indicação Geográfica garante que esses cafés atendem a critérios específicos das regiões de Minas Gerais, refletindo as características que resultam em um produto diferenciado e de alta qualidade, além da rastreabilidade.

Bebidas com IG mineira, como o Café do Cerrado Mineiro, o Café da Mantiqueira de Minas, da Região Vulcânica ou do Campo das Vertentes, são produtos premium, que promovem o comércio e as práticas sustentáveis e apoiam produtores e produtoras locais e suas tradições.

Drinks autorais

O menu de drinks do Café-Bar Escola do Senac no Sesc Palladium contará com opções clássicas, como Moscow Mule, Aperol Spritz e Mojito, além de criações autorais feitas por Victor Quaranta, docente do Senac e especialista em mixologia, homenageando a cultura regional de Minas Gerais:

  • Guimarães Rosa – Uma homenagem ao poeta e escritor mineiro, autor de “Grande Sertão:Veredas”. Drink de torneira com pequi, pimenta e hortelã, na versão com álcool leva cachaça premium de carvalho e amburana. A bebida tem o pequi como ingrediente principal e surpreende principalmente quem não gosta da fruta, que no drink é um leve tempero.
  • Borges – Drink de torneira com limão, caju e caramelo salgado; na versão alcoólica leva gin mineiro, que traz a nossa alma. Homenageia o trabalho do maior xilogravurista brasileiro, que apesar de ter nascido em Pernambuco, está inserido no contexto artístico e cultural de Minas.

 

 

 

 


Acontece

Cultura Scarlet
Carregar mais

Últimas