Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, promove Março-Lilás contra o câncer de colo de útero

O mês de março tem papel muito importante na promoção da saúde da mulher. Entre as ações realizadas anualmente no calendário da saúde, a campanha Março-Lilás se dedica à conscientização sobre a prevenção do câncer de colo de útero. Já o Março-Amarelo tem como foco a endometriose.
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, reforça essas iniciativas e destaca os atendimentos em ginecologia disponíveis no Sesc Centro de Excelência em Saúde, localizado no bairro São Francisco, em Belo Horizonte.
Além das consultas rotineiras, no local é possível:
- realizar o exame Papanicolau
- tomar a vacina contra o HPV
Além desses cuidados fundamentais na prevenção do câncer de colo de útero, outros procedimentos importantes para o bem-estar feminino são realizados pela equipe de profissionais do Sesc Centro de Excelência em Saúde, como biópsia de vulva e de colo uterino, cauterização do colo uterino, polipectomia e inserção de DIU guiada por ultrassom.
Agende seu atendimento
Os procedimentos ligados à saúde da mulher no Sesc Centro de Excelência em Saúde são realizados mediante agendamento de consulta prévia com ginecologista para avaliação, sem necessidade de encaminhamento.
Para agendar o seu atendimento, acesse o Portal de Serviços do Sesc em Minas.
Passo a passo para agendar:
- Crie e/ou acesse a sua conta
- Clique em “Realizar agendamento de Saúde”
- Escolha a especialidade, a data e o horário do seu interesse conforme a disponibilidade
- Se tiver dúvidas sobre como agendar no sistema, assista o vídeo.
Após realizar o agendamento você receberá um e-mail com o valor da consulta. Vale lembrar que as trabalhadoras do Comércio de Bens Serviços e Turismo com Cartão do Cliente Sesc possuem descontos especiais, inclusive para suas dependentes.
O Sesc Centro de Excelência fica localizado à Rua Viana do Castelo, 645, Bairro São Francisco.
Sobre o câncer de colo de útero
O câncer do colo do útero é um tumor que se desenvolve na região inferior do útero. É causado principalementeprincipalmente por uma infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV), que é pode ser sexualmente transmissível.
Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o quarto mais letal entre pessoas do gênero feminino.
Os sintomas podem incluir:
- Sangramento vaginal anormal, principalmente após a relação sexual
- Corrimento vaginal com odor desagradável
- Dor pélvica ou durante a relação sexual
- Sangramento e Ddor após a relação sexual
- Menstruação mais longa que o comum
- Dor abdominal
- Secreção vaginal anormal, acompanhada ou não de sangue
- Sangramento entre as menstruações
- Dor lombar
- Inchaço das pernas
- Obstrução do trato urinário
Na maioria dos casos, os sintomas surgem apenas quando o câncer se encontra em um estágio mais avançado, por isso a prevenção precisa ser incentivada. Apesar de ser uma doença grave, quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura do câncer de colo do útero são grandes.
Para prevenir o câncer de colo do útero, é preciso realizar o exame Papanicolau periodicamente e se vacinar, tanto os homens quanto a mulheres nesse último caso. O exame é recomendado a mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos de idade e que já tiveram atividade sexual.
Sobre a Endometriose
A endometriose é uma alteração no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero, chamado endométrio, em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
Seus sintomas podem incluir:
- Dor pélvica crônica
- Dor anormal do ciclo menstrual
- Dor genital durante a relação sexual
- Infertilidade
- Queixas intestinais e urinárias cíclicas
Se não tratada, a endometriose pode evoluir para quadros mais graves, causando perfuração no intestino e até óbito devido a problemas como a sepse pela obstrução dos rins e do intestino. Além disso a endometriose pode acometer outras regiões como bexiga e intestino, além de ovários e cavidade abdominal.
Por isso, é importante estar em dia com as consultas ginecológicas de rotina para identificar a doença e seguir com os devidos tratamentos.
Para saber mais, acesse: https://sescmg.com.br/servico/ginecologia/