Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Áreas Naturais do Sesc em Minas

Área de Preservação Permanente (APP) é uma “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”, assim definido na Lei nº. 12.651/2012 (Código Florestal).

O Sesc em Minas possui unidades que preservam relevantes áreas naturais, contribuindo assim para a proteção de recursos importantes, da biodiversidade e do equilíbrio do meio ambiente. Essas áreas também fazem parte do projeto Encontros e Caminhos para Conservação de Áreas Naturais, desenvolvido pelo Departamento Nacional. Trata-se de um esforço em nível nacional em prol da proteção e da conservação de áreas naturais. Conheça algumas dessas áreas:

O Sesc em Venda Nova conta com uma extensão total de 587.000,00 m², onde há presença de córregos e nascentes, além de uma ampla Área de Preservação Permanente (65.727,30 m²).

A unidade Sesc Hotel Ouro Preto possui uma área de 208,625 hectares (ha) e faz limite a leste com a Estação Ecológica do Tripuí e a norte com a Área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas. Em função de sua posição geográfica, funciona como um corredor ecológico entre as citadas unidades de conservação elevando a importância da preservação e da conservação dos ambientes naturais atualmente disponíveis no local. Na unidade, verifica-se a existência de áreas de preservação hídrica e topo de morro, totalizando (38,9306 ha) e áreas de reserva legal (52,5768 ha). O imóvel ainda possui uma área de 57,956 (ha), inseridos na Unidade de Conservação Estadual de proteção integral, nomeada como Estação Ecológica Estadual do Tripuí.

Em Ituiutaba, a unidade do Sesc que ainda será inaugurada já contribui com a preservação ambiental. O terreno conta com uma lagoa natural abastecida pelo Córrego Pirapitinga, que termina dentro da área do Sesc, formando áreas úmidas e brejosas caracterizadas também como áreas de preservação permanente. O terreno possui, portanto, 1,5284 ha definidos como APP.