Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Programa de Sustentabilidade Ecos

O Sesc em Minas entende que a prática da sustentabilidade deve ser incorporada de modo transversal às estratégias de negócio. Ao adotar princípios sustentáveis, a Instituição não apenas contribui para a preservação ambiental e a responsabilidade social, mas também fortalece sua capacidade de gerar impacto positivo em longo prazo.

Assim, o Programa de Sustentabilidade Ecos foi concebido a partir do conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e sob a lógica de dois modelos específicos de gestão ambiental: Ecoeficiência e Qualidade Ambiental Total. Sua missão é planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas nos âmbitos da CNC, das Federações e dos Departamentos Nacionais e Regionais do Sesc e do Senac.

O Programa desenvolve ações que dão suporte à sustentabilidade institucional, buscando excelência na prestação dos serviços com base em diretrizes que contribuam com o desenvolvimento ambiental, social e econômico. Além disso,  o Ecos estabelece o direcionamento das iniciativas a serem executadas: mitigação de impactos socioambientais; sensibilização dos empregados; e otimização dos recursos.

Indicadores de Sustentabilidade

O Sesc em Minas possui um programa de sustentabilidade baseado no monitoramento de indicadores operacionais, com o objetivo de promover uma gestão responsável de recursos. São monitorados de perto indicadores como o uso de água e energia e ainda a administração de insumos, com destaque para copos descartáveis, papel A4 e papel-toalha.

Isso permite que campanhas sejam realizadas para garantir o consumo consciente de recursos em toda a Instituição. Ou seja, o  compromisso do Sesc em Minas com a sustentabilidade é refletido não apenas em suas práticas operacionais, mas também em seu comprometimento com a conscientização e a ação em prol do meio ambiente.

Educação Ambiental

A sensibilização dos empregados é um pilar fundamental para a realização das atividades do Programa Ecos. O Sesc em Minas reconhece que o envolvimento e o engajamento de seus profissionais são essenciais para o sucesso do Programa. Por essa razão, o Ecos investe em ações de educação ambiental.

Anualmente, uma série de atividades são cuidadosamente planejadas e executadas em datas alusivas à causa ambiental, com o objetivo de conscientizar os empregados sobre a importância da preservação do meio ambiente e a valorização de áreas verdes e como essas informações precisam ser externalizadas para a população:

Dia Mundial da Água

Semana do Meio Ambiente

Dia da Árvore

Para reforçar, as unidades do Sesc em Minas promovem regularmente atividades de educação ambiental para o público externo. Muitas dessas iniciativas são orientadas pelo Portfólio de Educação Ambiental. Esse material abrange uma variedade de dinâmicas envolventes, projetadas para inspirar a reflexão e a ação em prol do meio ambiente.

Projetos Sesc e ODS

O Sesc em Minas orienta seus projetos finalísticos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da metodologia do Pacto Global, organização que promove a sustentabilidade corporativa.

Em oficina promovida pelo Departamento Nacional, representantes de todas as áreas finalísticas do Sesc em Minas receberam capacitação e foram orientados a selecionar alguns dos ODS para monitoramento, estabelecendo metas e indicadores para verificar.

Ao final do processo, cada representante expôs os objetivos destacados e as metas estabelecidas e detalhou como o monitoramento será executado nos próximos anos. O Sesc em Minas, dessa forma, dá um passo significativo rumo ao desenvolvimento sustentável, comprometendo-se com a redução do impacto socioambiental de suas atividades por meio do alinhamento de seus projetos com os ODS.

Os projetos selecionados para acompanhamento de metas e indicadores são: “Sesc Saber Saúde”, do programa de Saúde; “Sesc Escola de Esportes”, do programa de Lazer;  “Aquisição de Amenities Biodegradáveis”, do programa de Hospitalidade; “Criar Sesc”, do programa de Educação; e “Lab Mais”, projeto do programa de Cultura.

Relatório Anual

Anualmente, o Sesc em Minas elabora um relatório abrangente que documenta todas as iniciativas relacionadas ao Ecos. Esse relatório oferece uma visão detalhada das atividades, destacando os progressos, os desafios e os impactos alcançados em diversas áreas de atuação.

Publicações publicadas: