Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Ressignificando os resíduos

Programa de logística reversa

A logística reversa preconiza a separação de materiais que seriam descartados e o seu reaproveitamento para a confecção de novos produtos.

O Sesc em Minas produz diversos itens com o processo de logística reversa e os utiliza em ações de educação ambiental com empregados e clientes.

Essa iniciativa converge para a redução da Pegada Ecológica da Instituição. Você conhece essa metodologia, que avalia o impacto do consumo sobre os recursos naturais?

Coleta Seletiva

O Sesc em Minas possui um Programa de Coleta Seletiva de Resíduos implantado em todas as suas unidades. Esse programa adota um modelo trifásico, com coletores específicos para diferentes tipos de resíduos:

Não recicláveis

(embalagens laminadas, papéis engordurados, notas fiscais, papéis de bala, grampos, entre outros)

Recicláveis

(embalagens plásticas em geral, latas de alumínio, isopor, entre outros)

Resíduos de papel

(papel de escritório, papelão, caixas etc.)

Todo o material reciclável coletado é encaminhado para cooperativas ou associações de catadores de materiais recicláveis, organizações que desempenham papel crucial na triagem e posterior venda do material para a indústria recicladora. Essa prática fecha o ciclo dos resíduos recicláveis gerados nas atividades do Sesc em Minas, contribuindo significativamente para a redução da necessidade de novas matérias-primas na produção de novos produtos.

Pratique a coleta seletiva! Separe corretamente os resíduos e contribua para a conservação dos recursos naturais e a redução do impacto ambiental.

Eco Ponto Sesc

ECO PONTO é um espaço para a coleta de objetos e materiais que não devem ser descartados no lixo comum, como pilhas e baterias, resíduos potencialmente nocivos ao meio ambiente quando descartados.

Por isso, as unidades do Sesc que possuem atendimento ao público disponibilizam um ECO PONTO.

Projeto de Desenvolvimento das Associações

O Projeto de Desenvolvimento das Associações e Cooperativas de catadores de materiais recicláveis é um elemento essencial para fomentar o engajamento do Sesc em Minas nas questões relacionadas aos pilares social, ambiental e econômico.

A primeira etapa do projeto envolveu um diagnóstico das associações e cooperativas de materiais recicláveis, permitindo uma compreensão mais profunda das necessidades e oportunidades para promoção do seu desenvolvimento.

A partir desse diagnóstico, e considerando que as associações desempenham um serviço ambiental de extrema importância para a sustentabilidade, foi identificada a necessidade de formalizar contrato de prestação de serviço para atendimento às demandas das unidades do Sesc em Minas.

Atualmente, o projeto está na fase de elaboração do escopo para essa formalização, visando garantir a execução dos serviços de maneira abrangente. Ou seja, além de gerar benefícios ambientais, pretende contribuir para fortalecer a economia local, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.