Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Meio Ambiente

Selos e Certificações

Selo Projeto Sustentável

Com o propósito de avaliação e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis em seus projetos, no ano de 2022 o Sesc em Minas aderiu à “Matriz de Sustentabilidade”, ferramenta desenvolvida pelo Departamento Nacional. Na ocasião, representantes da Coordenação de Meio Ambiente e empregados das Unidades Móveis aplicaram a matriz no projeto “Espaço de Lazer”, avaliando suas práticas a partir dos 15 critérios sustentáveis.

Em 2023, o projeto foi formalmente submetido à análise frente à Matriz de Sustentabilidade para estimular a proposição de ações, mitigar impactos socioambientais e otimizar recursos por meio de uma análise detalhada das atividades implementadas.

O “Espaço de Lazer” obteve 21 pontos dos 30 possíveis, o que lhe valeu o reconhecimento como o primeiro “Projeto Sustentável” no Brasil por meio da ferramenta.

Construções Sustentáveis

Em 2024, o Sesc em Minas conduziu um diagnóstico para avaliar a conformidade de seu Edifício-Sede com a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) O+M (Operação e Manutenção).

E estamos indo além disso. As novas unidades que serão construídas estão passando por um processo de diagnóstico de projetos para avaliar a sua aderência aos princípios da sustentabilidade.

Esse processo visa minimizar o impacto ambiental e promover a eficiência energética, o uso responsável dos recursos naturais e a qualidade do ambiente interno.

Selo Evento Neutro

O Sesc em Minas, reconhecendo sua significativa função como agente formador de opinião na conscientização ambiental de seus públicos internos e externos, promove eventos educativos que refletem o compromisso da Instituição com essa causa.

Já no campo do impacto ambiental, o Sesc em Minas procura minimizar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em seus eventos, adotando práticas como a aquisição de itens sustentáveis, o uso de energias renováveis e a neutralização das emissões de GEE, entre outras medidas.

Como exemplo, em 2023, a Instituição promoveu o 1º Encontro de Sustentabilidade | Ecos e o Planeta Plástico | Ecos, nos quais as emissões diretas e indiretas de GEE foram neutralizadas por meio da aquisição de créditos de carbono de projetos associados à Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REED+).

Últimas