Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Selos e Certificações

Selo Projeto Sustentável

Com o propósito de avaliação e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis em seus projetos, no ano de 2022 o Sesc em Minas aderiu à “Matriz de Sustentabilidade”, ferramenta desenvolvida pelo Departamento Nacional. Na ocasião, representantes da Coordenação de Meio Ambiente e empregados das Unidades Móveis aplicaram a matriz no projeto “Espaço de Lazer”, avaliando suas práticas a partir dos 15 critérios sustentáveis.

Em 2023, o projeto foi formalmente submetido à análise frente à Matriz de Sustentabilidade para estimular a proposição de ações, mitigar impactos socioambientais e otimizar recursos por meio de uma análise detalhada das atividades implementadas.

O “Espaço de Lazer” obteve 21 pontos dos 30 possíveis, o que lhe valeu o reconhecimento como o primeiro “Projeto Sustentável” no Brasil por meio da ferramenta.

Construções Sustentáveis

Existem várias certificações de construções sustentáveis em todo o mundo, focadas em diferentes aspectos, como projeto, operação, bem-estar dos usuários e desempenho energético. Essas certificações compartilham o objetivo comum de melhorar o desempenho ambiental das edificações e garantir ambientes mais saudáveis para seus ocupantes.

Atento à redução dos impactos ambientais, o Sesc em Minas tem implementado as melhores práticas sustentáveis em seus processos. Tanto as obras das novas unidades quanto as reformas das anteriores priorizam a utilização de equipamentos ambientalmente eficientes, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental associado às operações.

Recentemente, o Sesc em Minas conduziu um diagnóstico para avaliar a conformidade de seu Edifício-Sede com a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) O+M (Operação e Manutenção). Constatou-se que o Edifício-Sede demonstra um alto desempenho ambiental e, por isso, foi recomendada a continuidade no processo de certificação. Outras unidades estão em estudo quanto ao potencial para certificação ambiental.

Selo Evento Neutro

O Sesc em Minas, reconhecendo sua significativa função como agente formador de opinião na conscientização ambiental de seus públicos internos e externos, promove eventos educativos que refletem o compromisso da Instituição com essa causa.

Já no campo do impacto ambiental, o Sesc em Minas procura minimizar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em seus eventos, adotando práticas como a aquisição de itens sustentáveis, o uso de energias renováveis e a neutralização das emissões de GEE, entre outras medidas.

Como exemplo, em 2023, a Instituição promoveu o 1º Encontro de Sustentabilidade | Ecos e o Planeta Plástico | Ecos, nos quais as emissões diretas e indiretas de GEE foram neutralizadas por meio da aquisição de créditos de carbono de projetos associados à Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REED+).