Novembro Azul marca temporada de cuidados para os homens no Sesc em Minas
“Cuidar de si mesmo precisa ser uma prioridade. Faça seus exames!”. Essa é a mensagem do Sesc em Minas na edição deste ano da campanha Novembro Azul, dedicada a promover a saúde masculina.
Assim como nos anos anteriores, há um foco no combate ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Porém, a iniciativa tem um objetivo maior, que é orientar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, como prática de exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas, além da realização dos exames de rotina como forma de prevenção de várias doenças.
Uma grande preocupação da saúde pública no Brasil é o fato de os homens se cuidarem menos do que as mulheres, mesmo tendo uma expectativa de vida mais baixa. Segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde, 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. Além disso, mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico ou já chegaram com doenças em estágio avançado.
Portanto, se você ainda não parou para se cuidar, aproveite este mês de novembro para dedicar um tempo a si mesmo! A prevenção pode salvar sua vida.
Atenção ao câncer de próstata
Os homens com idade próxima ou acima dos 50 anos devem ter atenção ainda mais especial com a saúde. Com maior incidência entre a população mais velha, o câncer de próstata tem como sintomas: necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite); dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário; jato fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; e fatores genéticos, evidenciados por casos em familiares.
Portanto, é fundamental que todos os homens nessa faixa etária procurem especialistas em saúde masculina, como urologistas e proctologistas.
No início, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Nesse estágio, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Entre os fatores de risco, estão o histórico familiar (pai, irmãos e tios) e a obesidade. A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de sangue PSA e o de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
Cuidado em todas as idades
Além de realizar o acompanhamento nas idades de risco, as boas práticas ligadas à saúde masculina devem acontecer em todas as fases da vida. Aferir a pressão com frequência e acompanhar o colesterol são ações importantes para evitar doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, que também acometem muitos homens.
A prevenção de doenças em qualquer idade se faz necessária com hábitos saudáveis, alimentação balanceada, práticas regulares de exercícios físicos e outros cuidados rotineiros.
Pensando nisso, a campanha Novembro Azul ganhou um reforço em 2023: o Novembrinho Azul, focado no cuidado para meninos até 15 anos. No Sesc Centro de Excelência em Saúde, é possível encontrar serviços para a população jovem, como:
- Diversas especialidades médicas, como médico da família e pediatra
- Exames
- Vacinas, inclusive de HPV
Além disso, as unidades do Sesc oferecem atividades físicas, como aulas de esportes, academia e outras possibilidades que visam a uma vida mais saudável para todas as idades. Acesse www.sescmg.com.br/esporte e saiba mais.
O Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais está ao lado da saúde de todos!