Sistema Fecomércio MG realiza campanha do Novembro Azul no Sesc em Minas com o tema “Cuidado que transforma o amanhã”
Com a chegada dos meses de outubro e novembro, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lançou a campanha “Cuidado que transforma o amanhã”, que busca incentivar um cuidado integral da saúde dos homens e das mulheres, além de conscientizar sobre a prevenção de doenças, reforçando a importância do diagnóstico precoce, principalmente dos cânceres de mama e de próstata.
Depois da mobilização para o Outubro Rosa, que incluiu atividades multidisciplinares e realização de mamografias gratuitas no Sesc Centro de Excelência em Saúde, é hora de reforçar a necessidade dos cuidados para os homens com a campanha do Novembro Azul.
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Responsável por quase um terço das mortes por câncer no país entre pessoas do sexo masculino, os números da doença são alarmantes:
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), e é o mais comum, depois do câncer de pele.
Por isso, o calendário da saúde dedica o mês de novembro à prevenção da doença, já que os exames de rotina são a forma mais eficaz de reduzir os riscos.
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Fatores de risco
- Histórico familiar de câncer de próstata: parentes de primeiro grau;
- Raça: homens negros enfrentam maior incidência deste tipo de câncer;
- Obesidade;
- Tabagismo.
Sintomas do câncer de próstata
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Mas, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- Dor óssea;
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Prevenção e tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou a partir dos 50 anos, independentemente dos fatores, devem procurar atendimento urológico para conversar sobre o exame de toque retal e exame de PSA (exame complementar de sangue), para identificação da doença.
Outros exames poderão auxiliar no diagnóstico, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual se faz um monitoramento da evolução da doença.
Por isso, se você é homem e já completou 45 anos, que tal se cuidar e garantir assim uma vida tranquila e saudável ao lado de quem você ama?
Cuidado em todas as idades
Além de realizar o acompanhamento nas idades de risco, as boas práticas ligadas à saúde masculina devem acontecer em todas as fases da vida. Aferir a pressão com frequência e acompanhar o colesterol são ações importantes para evitar doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, que também acometem muitos homens.
A prevenção de doenças em qualquer idade se faz necessária com hábitos saudáveis, alimentação balanceada, práticas regulares de exercícios físicos e outros cuidados rotineiros.
Pensando nisso, a campanha Novembro Azul ganhou um reforço em 2023: o Novembrinho Azul, focado no cuidado para meninos com idade até 15 anos. No Sesc Centro de Excelência em Saúde, é possível encontrar serviços para a população jovem, como:
- Diversas especialidades médicas, como medicina da família e pediatria;
- Exames;
- Vacinas, inclusive de HPV.