Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Neutralização de Gases

Inventário de GEE – Emissões neutralizadas

Em prosseguimento aos seus compromissos com as melhores práticas de desenvolvimento sustentável, o Sesc em Minas elabora anualmente o inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), reiterando seu engajamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, com destaque particular para o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

O levantamento das emissões provenientes das atividades do Sesc em Minas é realizado conforme a metodologia do GHG Protocol Brasil e ABNT NBR ISO 14.064-1. No ano de 2022, o Sesc em Minas neutralizou 1.758 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) de emissões diretas e indiretas relacionadas às suas atividades.

Essas emissões foram compensadas por meio da aquisição de créditos de carbono do projeto “Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal – REED+ RESEX Jacundá”, que tem como objetivo reduzir o desmatamento e promover melhorias na qualidade de vida da comunidade local.

A elaboração do inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) permitiu ao Sesc em Minas traçar estratégias para diminuir suas emissões, incluindo medidas como a substituição de combustíveis fósseis por alternativas renováveis, a aquisição de energia elétrica proveniente de fontes renováveis e a compra de materiais sustentáveis, entre outras iniciativas.

Conservação de Áreas Naturais (estoque de carbono)

O Sesc em Minas abriga reservas florestais de grande importância em algumas de suas unidades. Essas reservas desempenham um papel crucial como sumidouros naturais de Gases de Efeito Estufa (GEE), capturando o carbono (CO2) da atmosfera e armazenando-o através da fixação em sua biomassa.

A preservação das reservas florestais pelo Sesc em Minas é fundamental para promover melhorias nos padrões de qualidade do ar na atmosfera e mitigar as mudanças climáticas, contribuindo para a estabilização da temperatura global com a redução do efeito estufa.

Energia Renovável

Cemig SIM

Em 2022, o Sesc em Minas recebeu o Selo de Energia Limpa Cemig SIM, que reconhece o uso de energia renovável pelas organizações, gerada a partir de usinas fotovoltaicas.

Esse reconhecimento veio graças à utilização de energia solar em várias unidades no estado, contribuindo para a redução das emissões de CO2 para a atmosfera. O dióxido de carbono (CO2), juntamente com o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), são os principais gases que contribuem para o agravamento do efeito estufa. Quando concentrados na atmosfera, esses gases podem provocar efeitos adversos sobre o clima, incluindo o aumento na frequência e na intensidade de eventos climáticos extremos, como inundações, secas e queimadas.

Essa é mais uma chancela recebida pelo Sesc em Minas por suas ações em prol do meio ambiente.  

Você também pode se cadastrar no   CEMIG SIM. Além de contribuir para um   futuro mais sustentável ao utilizar   energia solar, você também terá a   vantagem de reduzir seus gastos com   energia elétrica.

Uso exclusivo de etanol na frota leve

A partir de 2024, toda a frota de veículos leves com motor flex passou a ser abastecida exclusivamente com etanol, em substituição à gasolina. Essa decisão faz parte das estratégias do Sesc em Minas voltadas para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e está fundamentada nos resultados do inventário anual de emissões de GEE realizado pela Instituição.

Você conhece as vantagens do uso do etanol como combustível?

  • Emite menos gases prejudiciais ao meio ambiente;
  • É fabricado a partir de matérias-primas renováveis, como cana-de-açúcar e milho;
  • Tem um custo menor quando comparado aos combustíveis à base de petróleo.

O etanol foi escolhido pelo seu menor impacto ambiental e também por sua eficiência energética. Com a transição para esse combustível, o Sesc reduzirá aproximadamente 17% nos gastos com abastecimento e uma diminuição expressiva, perto de 90%, nas emissões de CO2.

Que tal dar mais um passo em direção à sustentabilidade?

Substitua a gasolina pelo etanol   também no seu carro particular   sempre que puder, e vamos   juntos adotar um estilo de vida   mais ecológico e consciente!

Programa Vem Comigo

O Sesc em Minas conta com uma frota de veículos leves e outra de grande porte para auxiliar seus empregados no cumprimento de atividades e na condução dos projetos itinerantes que levam os serviços da Instituição por todo o estado de Minas Gerais.

O impacto ambiental causado por essa frota é uma preocupação para o Sesc. Por isso o Programa Vem Comigo foi desenvolvido para promover a utilização consciente da frota por meio do agendamento compartilhado dos carros, otimizando viagens e deslocamentos e reduzindo assim o consumo de combustível e a emissão de gases de efeito estufa.

E você? Tem praticado a carona solidária?

Além de colaborar com o meio ambiente, essa prática contribui para desafogar o trânsito e ainda pode propiciar bons momentos de conversa entre as pessoas, transformando o percurso a caminho do trabalho ou da escola em oportunidade de encontros e boa prosa.